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Regulamento Geral do COLÓQUIO DE MODA 2012/2013

O Colóquio de Moda acontece desde 2005, cada ano em um diferente Estado brasileiro e é sediado por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC. Foi idealizado ao constatar-se a necessidade de existência de um espaço acadêmico que privilegiasse a reflexão e o debate de temas de interesse do campo e a divulgação da produção acadêmica de Moda e suas interfaces em âmbito nacional e internacional.

Desde 2010, o Colóquio de Moda passou a ser promovido pela ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.

 

Objetivo

O Colóquio de Moda tem como objetivo principal reunir pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação que, no exercício livre do pensamento, possam contemplar e desvelar as várias formas de abordagem e questionamento sobre o campo, com o intuito de favorecer e motivar o debate acadêmico, fazendo ciência, construindo conhecimento e disseminando as pesquisas e os estudos realizados em âmbito nacional e internacional.

 

Público-Alvo

Docentes, Pesquisadores, Estudiosos, Pós-graduandos e Graduandos em Moda, Design, Artes, Administração, Comunicação, Sociologia, Antropologia, História e áreas afins e interessados em geral.

 

Dos Encontros

O Colóquio de Moda é promovido anualmente, realizado em Faculdades, Centros Universitários ou Universidades que possuam cursos de Moda reconhecidos pelo MEC. Trata-se de um encontro itinerante que visita diferentes localizações geográficas/instituições de ensino.

A critério do Comitê Organizador serão aceitas propostas para sediar o evento até 30 (trinta) dias antes da realização do evento anual, para posterior discussão na Assembleia do Comitê Geral, ao final do evento do ano em curso.

 

Organização e Comitês

Comitê Gestor do Colóquio de Moda: responde oficialmente pelo Colóquio, pela organização dos encontros nacionais, por informações do site, pela emissão do boletim on-line e mantém a documentação e as atas dos Encontros/Fóruns das escolas de Moda.

A Assembleia Geral do Comitê Gestor é realizada anualmente. São promovidos encontros presenciais trimestrais e um grupo de discussão virtual ativa para discussão de problemas e troca de informações.

 

São membros natos e permanentes do Comitê Gestor:

a. Presidente – Profa. Dra. Maria de Fátima da S.Costa G. de Mattos – CUML/RP

b. Vice-presidente – Profa. Dra. Maria Claudia Bonadio – SENAC/SP

c. Coordenadora do Fórum – Prof. Ms. Dorotéia Baduy Pires UEL – (PR)

d. Presidente da ABEPEM – Profa. Dra. Kathia Castilho

Na sua organização interna, o comitê gestor possui um Conselho Consultivo representativo:

Profa. Dra. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira – PUC (SP)

Profa. Dra. Ana Mery De Carli – UCS (RS)

Profa. Dra. Ana Paula Celso de Miranda – UFPE (PE)

Profa. Dra. Claudia Garcia – EACH – USP (SP)

Profa. Dra. Cristiane Mesquita – UAM  (SP)

Profa. Ms. Dorotéia Baduy Pires – UEL (PR)

Profa. Dra. Evelise Anicet Ruthschilling – UFRGS (RS)

Prof. Dr. Fausto Viana – ECA-USP (SP)

Profa. Dra. Kathia Castilho – ABEPEM

Profa. Dra. Rita Andrade – UFG (Go)

Profa. Dra. Rosane Preciosa – UFJF (MG)

Profa. Dra. Mara Rubia Sant’Anna  - UDESC (SC)

Profa. Dra. Marcia Mello – UNIFACS (BA)

Profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif – EBA/UFRJ (RJ)

Profa. Dra. Maria Claudia Bonadio – SENAC/SP

Profa. Dra. Maria de Fátima da S. Costa G. de Mattos – CUML/RP (SP)

Profa. Dra. Maria Carolina Garcia – UAM (SP)

Profa. Dra. Maria Eduarda Araujo Guimarães – SENAC/SP

Profa. Dra. Mônica Moura – UNESP (SP)

 

O Conselho Consultivo tem sob sua alçada:

a. Propor os temas dos encontros.

b. Oferecer e coordenar os subcomitês por áreas (GTs).

c. Estabelecer os critérios de avaliação dos trabalhos.

d. Selecionar os trabalhos.

e. Participar do comitê científico.

f. Comunicar e enviar para o Comitê Organizador e/ou Comitê

Executivo local os trabalhos selecionados para publicação.

 

Comitê Científico:

Formado exclusivamente por Professores Doutores que atuam na leitura, avaliação e seleção dos trabalhos propostos/inscritos anualmente no Colóquio de Moda. São membros natos do conselho científico a totalidade dos integrantes do conselho consultivo. A totalidade do comitê científico forma-se anualmente por meio de convites à pareceristas.

 

O Conselho Consultivo tem sob sua alçada:

a. Leitura e avaliação crítica dos trabalhos inscritos para apresentação em Comunicação Oral e poster.

b. Coordenação de sessão de Comunicação oral durante o evento.

c. Participar do comitê científico.

d. Comunicar e enviar para o Comitê Organizador e/ou Comitê

Executivo local os trabalhos selecionados para publicação.

 

Comitê Executívo Local:

 A ser formado anualmente pelos membros da(s) Instituição(ões) de Ensino Superior(es) que acolherá(ão) o Encontro, composto por uma equipe local:

a. Coordenador

b. Secretário

c. Tesoureiro

d. Comissão de Divulgação

e. Apoio operacional

O Comitê Executivo Local responde diretamente ao Comitê Gestor do Colóquio de Moda.

 

Credenciamento da IES para recepcionar o Colóquio de Moda:

Serão aceitas propostas de Instituições reconhecidas pelo MEC para sediar o evento, quando enviadas em até 30 (trinta) dias antes da realização do evento em curso, para discussão em Assembleia Geral do Comitê Gestor que apresentará a solicitação ao Conselho Consultivo para votação.

A proposta deve ser endereçada à Presidência do Comitê Gestor* e deve seguir em carta oficial, devidamente assinada pelos responsáveis da IES e dos cursos que estarão envolvidos no comitê executivo local. Solicita-se que toda e qualquer informação que ajude a compreender as razões e possibilidades de aceite seja mencionada.

Enviar para:

*Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – ABEPEM

Presidente do Colóquio de Moda Profa. Dra. Maria de Fátima Mattos

Rua Dr. Cardoso de Almeida, 788, cj.144 – Perdizes

São Paulo – SP

CEP: 05013-001

 

Formato do Evento

É um evento acadêmico realizado em quatro dias. A abertura e mais três dias de intenso trabalho.

A cada dia serão propostas mesas temáticas com convidados que apresentarão trabalhos e pesquisas relevantes.

A organização de trabalhos científicos está dividida em Grupos de Trabalho (GTs), Comunicações Orais orientadas por Eixos Temáticos e apresentação de Pôsteres.

 

Os Grupos de Trabalho (GTs) constituem-se num conjunto de doutores, pesquisadores de temáticas afins que propõem a discussão contínua de um eixo temático, definindo para isso um conjunto de ações que incluam debates, pesquisa, produção, participação em atividades científicas diversas além do Colóquio de Moda. O objetivo é que se fomentem grupos de pesquisas, publicações e encontros para discussão e articulação de pesquisas.

As propostas de novos GTs serão apresentadas pelos membros do Conselho Consultivo, que poderão convidar outro Prof. Doutor para com ele compor um novo grupo. Hoje contamos com a  consolidação efetiva de 10 Grupos de Trabalhos, a saber: 1) Ensino, Teoria e Pratica em Moda; 2) Consumo de Moda; 3) Corpo, Moda, Comunicação; 4) Design e Processos de Produção em Moda; 5) Design de Moda: teoria e crítica; 6) Moda, Cultura e Historicidade; 7) Moda, Mídia e Estilos de Vida; 8) Moda e Territórios de Existência: processos de criação e subjetivação; 9) Traje de Cena.

As sessões de Comunicação Oral apresentam os trabalhos inscritos por pesquisadores, docentes e alunos. Todos os autores devem ter formação mínima de pós-graduação. As inscrições são submetidas para apreciação do Conselho Científico que seguirá normas e regulamentos do evento para avaliação da proposta. Os autores poderão encaminhar artigos que resultem de revisão teórica, síntese de monografias, teses ou dissertações, trabalhos cuja divulgação trará contribuição ao meio acadêmico.

As apresentações de Pôsteres visam à divulgação de trabalho concluído ou em andamento, como TCC, Pesquisa Artística, Científica, Tecnológica ou de Inovação, desenvolvido por professores e/ou alunos de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação ou recém-formados.

Para mais informações visite o SITE DO COLÓQUIO DE MODA